quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ampliação do Vapt Vupt

Ampliação do Vapt Vupt

UNIDADES VAPT VUPT
O Vapt Vupt - Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão foi criado com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos, visando proporcionar um atendimento diferenciado, rápido e eficaz, com qualidade, eficiência e produtividade. Em 17 de outubro de 1999 foi inaugurada a primeira unidade fixa do Vapt Vupt, no Centro Comercial Buriti Shopping, no município de Aparecida de Goiânia. Com a grande aceitação que o Programa teve por parte da comunidade goiana, a rede de unidades fixas se expandiu de forma espetacular em 14 (quatorze) anos de atividades, contabilizando 45 (quarenta e cinco postos fixos em funcionamento. Essa consolidação do Vapt Vupt demanda ações que envolvem grande vulto de recursos, tanto físicos como humanos e financeiros. Para possibilitar melhor gestão desses recursos, em 2011 foi editada a Lei Nº 17.475, que disciplina o funcionamento do Vapt Vupt.

Esse Programa do Governo Estadual oferece serviços resultantes da participação de diversos órgãos, oriundos das esferas: federal, estadual e municipal e de empresas privadas prestadoras de serviços de interesse público que, em regime de condomínio, atuam de forma descentralizada, utilizando recursos técnicos altamente desenvolvidos, com ênfase para a informatização. Para tal desempenho, o servidor público/privado, que é o responsável pela excelência no atendimento ao cidadão, é preparado, passando por processos de treinamento direcionados aos objetivos do Vapt Vupt. Essa qualificação proporciona, dentre outros benefícios, a mudança da mentalidade do servidor público e aprimoramento do servidor da iniciativa privada. Hoje em dia o Vapt Vupt tornou-se o referencial que muitos Estados buscam, devido aos parâmetros de excelência alcançados pelo Programa.

O Vapt Vupt é composto de Unidades de Atendimento Fixas, Itinerante, Digital, Condomínios e Padrão de Atendimento Vapt Vupt, que se caracterizam pela funcionalidade, transferência de tecnologia, conforto e segurança, buscando sempre o bem estar e a satisfação do usuário, de acordo com os critérios já existentes e determinados do Programa.

A Secretaria de Gestão e Planejamento é o órgão encarregado de desenvolver, implantar e gerenciar o Programa Vapt Vupt, por meio de sua Superintendência de Vapt Vupt e Atendimento ao Público, realizando estudos e análises prévias para definição das regiões a serem contempladas pelos postos fixos e por jornadas da unidade Itinerante do Vapt Vupt, bem como visitas técnicas e elaborando projetos para órgãos públicos candidatos ao Padrão de Atendimento Vapt Vupt, promovendo contatos com os prováveis condôminos e possíveis fornecedores, propiciando a realização de treinamento para o pessoal que compuser as equipes de trabalho e acompanhando as atividades das unidades de atendimento em funcionamento, na busca de soluções de questões que, porventura, dificultem a eficaz prestação de serviços.

As Unidades de Atendimento Fixas são instaladas em diversas cidades das diferentes regiões do estado, definidas pelo critério de proximidade e facilidade de acesso entre os municípios adjacentes, sendo que a região deverá possuir, no mínimo, 30.000 habitantes.

Essas unidades fixas do Vapt Vupt têm apresentado índices de aprovação acima de 99% entre os conceitos: "bom" e "ótimo", conforme pesquisas realizadas diariamente junto aos usuários.

O Vapt Vupt Itinerante tem funcionamento eventual, em estruturas devidamente adequadas e equipadas, em prédios de unidades escolares, dotadas de recursos de informática e transmissão de informações via telefônica, e presta um serviço diferenciado, percorrendo várias cidades goianas e diversos bairros da Capital, levando ao cidadão a facilidade, a eficiência e a rapidez na prestação dos serviços públicos.

A Unidade Digital disponibiliza ao cidadão o acesso a serviços de diversos órgãos via internet no site www.vvv.go.gov.br.

As Unidades Padrão de Atendimento são postos de serviço nas sedes dos órgãos, que prestam atendimento direto à população, os quais para receberem o Padrão Vapt Vupt devem passar por um processo de reorganização interna, administrativa e operacional, onde são adequados seu espaço físico, suas ferramentas, recursos físicos e tecnológicos, bem como seus recursos humanos, aos pressupostos do atendimento com qualidade e eficiência.

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